sábado, 5 de julho de 2014

Comunidade Ecumênica de Taizé celebra 75 anos de fundação

Irmão Roger Schutz
"Era importante criar uma comunidade em que a bondade de coração e a simplicidade estivessem no centro de tudo." Estas palavras foram proferidas pelo Irmão Roger Schutz, em agosto de 1940, quando fundou a Comunidade de Taizé, na França.

Setenta e cinco anos depois, o centro que se tornou ponto de referência para o diálogo ecumênico e inter-religioso se prepara para celebrar o aniversário com vários eventos.

De 5 a 12 de julho do próximo ano, se realizará a semana de reflexão sobre a atualidade da vocação religiosa, dedicada aos jovens que possuem menos de 40 anos e vivem a vida monástica ou religiosa.

De 2 a 23 de agosto, os jovens de 18 a 29 anos viverão em pequenas fraternidades provisórias, ou seja, permanecer num bairro ou povoado para testemunhar o Evangelho e partilhar as alegrias e tristezas dos habitantes.

De 9 a 16 de agosto, se realizará o "Encontro por uma nova solidariedade", que contará com a participação de jovens e adultos de 18 a 35 anos, provenientes de todo o mundo. O evento será dividido em reflexões bíblicas, encontros com relatores de várias Igrejas e nações, e momentos de oração.

Segundo o site da Comunidade Ecumênica de Taizé, uma atenção especial será dada às pessoas que se encontram em situação precária em várias partes do mundo: graças a uma coleta solidária elas poderão transcorrer a semana em Taizé.

De 30 de agosto a 6 de setembro de 2015, se realizará um seminário internacional dedicado à contribuição de Frei Roger Schutz no pensamento teológico. Participam desse encontro teólogos protestantes, ortodoxos e católicos provenientes de vários países.

"Com a ajuda de responsáveis por ordens, como o Prepósito-Geral da Companhia de Jesus, Pe. Adolfo Nicolás, congregações, comunidades e mosteiros católicos, e a contribuição específica de Frei Roger na grande árvore da vida monástica, se realizará a reflexão sobre o sentido da vocação hoje", destaca ainda o site.

Além dos 75 anos de fundação, em 2015 a Comunidade de Taizé celebrará o centenário de nascimento de Frei Roger Schutz ocorrido em 12 de maio de 1915, e os dez anos de sua morte ocorrida em 16 de agosto de 2005, por uma mulher desequilibrada que o golpeou com uma faca, durante a oração da noite. (MJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário