quarta-feira, 16 de julho de 2014

Os benefício do aipim (macaxeira; mandioca)

O que a vida oferece de mais fascinante é o aprendizado e, se depender do Lar Natural, vocês não vão parar de acumular conhecimentos. A bola da vez, já que a copa está chegando, é a surpreendente e deliciosa mandioca!

Vamos ver quais são os benefícios e propriedades dessa raiz também chamada de aipim e macaxeira. Garantimos que, depois dessa leitura, a mandioca vai merecer um espaço maior no seu cardápio!

Propriedades da mandioca (aipim, macaxeira)

A mandioca é fonte de carboidrato (150 calorias por 100 gramas) e talvez esta seja a única informação que a maioria tem dela e, possivelmente, o motivo pelo qual muitos acreditam que comer mandioca engorda. A conta não é tão simples assim!

O carboidrato da mandioca é de lenta absorção (índice glicêmico baixo), evita picos de glicemia. Por ser rica em fibras, ela dá saciedade e favorece o bom funcionamento intestinal. Mesmo ela tendo mais calorias que a batata, o arroz e o macarrão, no final das contas a mandioca tem um valor nutricional muito mais interessante e, não só não engorda (se consumida de forma correta), como pode ser uma baita aliada da sua dieta. O que que a mandioca tem?

Tem vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, potássio, vitamina C, saponinas, manganês e sais minerais. Não contém glúten, sendo uma excelente fonte de carboidrato para pessoas com restrição a essa proteína. E aí, tá de queixo caído? Benefícios da mandioca

Ela estimula a produção de serotonina, dando a sensação de bem-estar e combatendo o estresse. É uma ótima fonte de energia (tão boa quanto à batata doce), dá saciedade e ajuda no trânsito intestinal. Atua na saúde dos ossos, beleza da pele, absorção de ferro, fortalece o sistema imunológico, combate o colesterol e ainda tem ação antioxidante e anti-inflamatória. Para encerrar, dificulta que a gordura se acumule dentro das células. Tá vendo? Superamiga da sua dieta! Sugestão de consumo da mandioca

O ideal é que a mandioca entre no cardápio substituindo outras fontes de carboidrato como o arroz, batata e macarrão. Coma-a cozida ou em receitas de purê de mandioca, bolo de mandioca, sopa de mandioca, nhoque de mandioca, etc.

Você pode ainda consumir a mandioca na forma de farinha, polvilho, tapioca e sagu.


Você pode também se interessar por:

Nenhum comentário:

Postar um comentário