sábado, 23 de agosto de 2014

Pesquisa da XP: mercado aposta que bolsa cairá 23% se Dilma vencer


MARCELO SPERANDIO
A XP Investimentos, uma das maiores corretoras de valores independentes do país, fez uma pesquisa com os seus clientes para testar a expectativa da bolsa sobre a eleição presidencial. O resultado dá a dimensão do mau humor do mercado com a presidente Dilma Rousseff, do PT. Para 89% dos entrevistados, se Dilma for reeleita, o índice Bovespa ficará no patamar dos 45 mil pontos. Comparado ao Ibovespa de ontem, que fechou em 59 mil pontos, a bolsa brasileira cairia 23% com a reeleição de Dilma. 

Outros 10% acreditam que o índice vai estagnar e só 1% acredita na alta da bolsa. A expectativa do mercado melhora no cenário em que a ex-senadora Marina Silva, do PSB, aparece como a eleita. Nesse caso, os clientes da XP Investimentos apostam que o índice Bovespa ficaria na média dos 59 mil pontos – isso significa que a vitória de Marina vai manter o desempenho atual da bolsa brasileira. 

O otimismo do mercado está diretamente vinculado à possibilidade de eleição do senador mineiro Aécio Neves, do PSDB. Com o tucano no Planalto, 90% dos investidores ouvidos dizem que a bolsa vai disparar e chegar ao patamar dos 65 mil pontos. Para essa esmagadora maioria dos entrevistados, a eleição de Aécio causaria um aumento de 10% no índice Bovespa. Outros 9% acreditam que a situação vai estacionar e só 1% indica que a bolsa brasileira vai cair. A XP Investimentos ouviu 113 investidores institucionais nesta semana. A pesquisa ficou pronta ontem.

Fonte: http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/felipe-patury/noticia

Nenhum comentário:

Postar um comentário