terça-feira, 16 de setembro de 2014

Paraná: Associação propõe suspender o voto dos beneficiários do Bolsa Família

Documento pede a suspensão do direito ao voto a quem se beneficia de "qualquer programa de transferência direta de renda"
A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa, município paranaense, propôs o fim do voto para quem é beneficiário do Bolsa Família em documento apresentado aos candidatos a cargos do Legislativo. O programa beneficia 13,8 milhões de famílias em todo o país.
O texto do documento não cita o programa nominalmente, mas deixa claro a intenção quando propõe ao candidato a “suspensão do direito ao voto para beneficiados de qualquer programa de transferência direta de renda, nas esferas municipal, estadual ou federal”. O título do documento é “Proposta da ACIPG – Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa para os Candidatos Locais à Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa do Paraná”.
A ideia já tinha aparecido em redes sociais e até mesmo cartazes durante as manifestações de rua realizadas em 2013. Em debates anteriores, já foi observado que esse tipo de proposta poderia levar à suspensão do direito ao voto de outros grupos beneficiados pela transferência direta e temporária de recursos públicos. Pesquisadores científicos que recebem bolsas de estudo, por exemplo, estariam entre eles.
Criticado por ferir direitos garantidos pela Constituição Federal, o documento provocou reações. O presidente da associação, Nilton Fior, disse em entrevista ao Estado de S. Paulo que não é uma solicitação de comprometimento dos candidatos. “Simplesmente apresentamos a eles”, afirmou. “Nos colocamos à disposição para discutir, com maior profundidade, cada uma das propostas”. De acordo com Fior, o texto será apresentado aos candidatos a cargos no Executivo, inclusive os que disputam a Presidência da República, numa próxima etapa. 

Fonte: https://www.facebook.com/diniz.banrisul

Nenhum comentário:

Postar um comentário