sábado, 15 de novembro de 2014

52ª Assembleia Pastoral do Regional Nordeste 3 aborda a renovação paroquial

O Documento 100 da CNBB, “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”, que propõe reflexão e ações práticas para uma conversão pastoral da paróquia é o tema central da 52ª Assembleia Pastoral do Regional Nordeste 3.

O texto que teve sua aprovação no último mês de maio, revela uma contribuição para dinamização da vida de comunidade. O encontro iniciado na noite desta segunda-feira(10), em Salvador, reúne bispos, coordenadores diocesanos de pastorais, representantes regionais das pastorais e movimentos.

De acordo com bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, que assessora o encontro, o Documento 100 possui diretrizes essenciais para renovação dos espaços nas comunidades, trazendo memórias e elementos de trabalho para evangelização.

Tomando como base o trecho do Evangelli Gaudium(EG), quando afirma que “a paróquia não é uma estrutura caduca, precisamente porque possui uma grande plasticidade, pode assumir formas muito diferentes”, dom Leonardo Steiner reforça que o Documento 100 busca iluminar o ser Igreja. “A conversão pastoral da paróquia consiste em ampliar a formação de pequenas comunidades de discípulos convertidos pela palavra de Deus”, explica.

Texto: CNBB Regional Nordeste 3/Pascom


Fonte: http://arquidiocesesalvador.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário