segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Celebração de Júbilo marca aniversário de 40 anos da Diocese de Alagoinhas

DSC_0356



Dentro da programação da 38ª Assembleia Diocesana de Pastoral, aconteceu nesta sexta-feira (07), a celebração de júbilo pelos 40 anosdce criação da Diocese de Alagoinhas, ocorrido no dia 28 de outubro. A celebração foi conduzida por Dom Paulo Romeu e contou com a participação dos padres, religiosas, leigos, leigas e seminaristas. Após a oração inicial, Pe. Jaime Jongmans, pároco de Cipó, fez um breve relato histórico da diocese. “Ao longo desses quarenta anos de história, são muitos os motivos para celebrar, mas eu gostaria de destacar dois aspectos de cada pastoreio. No período de Dom José Cornelis, nosso bispo, foram marco a construção do Centro Diocesano e a chegada da Comunidade Taizé; durante o pastoreio de Dom Jaime foram marcantes a criação do Seminário Maior e a realização da  Primeira Semana Social Diocesana. Já nestes anos de Dom Paulo, destaco a criação de mais de uma dezena de paróquias e a ordenação de dezenas de novos padres, que têm contribuído para dar um “rosto” baiano à nossa diocese”, lembrou.
Dentro da celebração, houve o descerramento da placa comemorativa, feito pelo bispo emérito, Dom Jaime Mota e o padre mais idoso da diocese, Monsehor José Justino. Após o descerramento, ao som do Te Deum, foram dadas 40 badaladas no sino, que ficará no Centro Diocesano, como marco do Jubileu de 40 anos. “Nós, bispos, padres, religiosas e leigos reunidos em Assembleia Diocesana, rendemos graças a Deus pelos 40 anos de criação de nossa Diocese de Alagoinhas, esse jubileu é mais um motivo para que juntos possamos seguir anunciando as alegrias do Evamgelho”, destacou Dom Paulo.
Selo Comemorativo  – Ainda durante a celebração houve o lançamento oficial do Selo Personalizado Comemorativo pelos 40 anos de criação da Diocese de Alagoinhas. Presente à celebração, o gerente local dos Correios, Rafael Froes destacou o simbolismo dos selos, passando às mãos de Dom Paulo Romeu, os exemplares oficiais. Dom Paulo lembrou que a primeira correspondência enviada com o novo selo tem como destinatário o Papa Francisco. Os padres, religiosas e leigos presentes receberam exemplares dos novos selos comemorativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário