segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Morre ex-prefeito de Alagoinhas José da Silva Azi

Está sendo velado no plenário da Câmara Municipal de Alagoinhas o corpo do ex-prefeito José da Silva Azi, o Zequinha Azi, 94 anos, que faleceu na tarde deste domingo (9), de morte natural. 
José Azi teve uma longa história em Alagoinhas, precursor em diversos setores do comércio, da política e grande incentivador de muitos dos atuais empresários da cidade e região. Ele deixa seis filhos, Haroldo Azi – engenheiro e locutor da rádio Nova AM, Jadson, Darlan, Jorge, Luis e Isabel, a esposa Isabel Lima Azi, netos e bisnetos. 
Filho de pai Libanês, Zequinha Azi chegou em Alagoinhas depois da segunda guerra mundial, vindo de Lamarão (BA), onde nasceu em 12 de setembro de 1920, à época distrito de Serrinha. Aqui se implantou, fundou negócios importantes que são sucesso até hoje, dentre eles a Loja Azi, hoje a Loja Barreto, A Pioneira do Lar, Torrefação de Café Verde e Amarelo, criou os cinemas Alagoinhas e Capitólio, além de um terceiro em Santo Amaro, o Subaé. 
Ele também atuou nas áreas de confecções, gás, automóveis, tratores e foi o fundador da Rádio Nova AM, antiga rádio Emissora de Alagoinhas, a terceira rádio do interior da Bahia. “Ele foi um revolucionário no comércio de Alagoinhas”, disse o filho Haroldo Azi. Zequinha Azi foi membro da Associação Comercial e Industrial de Alagoinhas e, em 1985 recebeu o título de Cidadão alagoinhense. 
Mas foi na política que José Azi encontrou um longo caminho. Foi prefeito pelo PR de abril de 1959 a abril de 1963, deputado estadual pelo PTB de 1963 a 1967 e vereador de Alagoinhas pela Arena de 1971 a 1973 e de 1973 a 1976, chegando a ser presidente da Câmara Municipal. Um de seus atos mais polêmicos foi o impeachment do então prefeito Judélio de Souza Carmo, na década de 1970. O sepultamento de José Azi será às 14h de amanhã, segunda-feira, 10, no Cemitério Jardim da Saudade.


Vanderley Soares - Assessor de Comunicação Social. 

Fonte: http://www.aragaonoticias.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário