quinta-feira, 5 de março de 2015

CPI PEGA FOGO E PRESIDENTE É CHAMADO DE 'MOLEQUE'


247 -A primeira reunião da CPI da Petrobras na Câmara dos deputados começou fervendo nesta manhã e faltou pouco para que parlamentares trocassem tapas; 
clima esquentou porque o presidente do colegiado, deputado Hugo Motta (PMDB-PB), anunciou a criação de quatro sub-relatorias, que, na interpretação dos petistas, visam enfraquecer o PT, que tem a relatoria, na pessoa do deputado Luiz Sergio (PT-RJ); 
exaltado, o deputado Edmilson Rodrigues (PSOL-PA) levantou de sua cadeira e chamou Hugo Motta de "moleque".

Motta, que chegou à presidência da CPI por meio do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) – que é desafeto do governo da presidente Dilma Rousseff – teve o seu comando questionado por representantes de diversos partidos, como PPS, PSOL e PSB, que reclamaram de não terem sido consultados sobre a escolha dos vice-presidentes da CPI e nem sobre a sobre a criação de sub-relatorias da CPI, o que pode reduzir o poder do cargo da relatoria ocupado pelo deputado Luiz Sérgio (PT-RJ).

Quando Motta foi indicar as sub-relatorias, os parlamentares contrários começaram a protestar. Em meio ao bate-boca Edmilson Rodrigues, chamou o peemedebista de "moleque". Irritado, Motta afirmou que "não admitirei desrespeito de vossas excelências. Quem manda aqui é o presidente, respeitando o regimento. Eu não aceito desrespeito. Vossa excelência me respeite.": "Eu não tenho medo de grito. Da terra de onde eu venho, homem não me grita", completou.

Após a confusão, Rodrigues pediu desculpas e afirmou que a decisão sobre a criação das  sub-relatorias deveria ser tomada após a exposição do plano de trabalho do presidente e ser submetida a plenário.

"Eu disse 'não amoleque essa CPI', não lhe chamei de 'moleque'. Naquilo que eu achar que é um desrespeito, eu realmente usarei os recursos democráticos, e às vezes o recurso democrático é impedir que uma violência institucional se realize. Me desculpe", disse Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário