quinta-feira, 16 de abril de 2015

Barrocas-Ba: “Muro vivo” foi a solução encontrada por agricultor para inibir ação de ladrões.

Buscando se proteger dos ladrões que estão arrombando residências e praticando furtos na zona rural de Barrocas, o agricultor Celso Coelho teve um decisão inusitada, a solução encontrada por ele foi plantar em volta da sua casa, conhecida, ‘Casa do Sertão’, diversos tipos cactos.

Celso classificou o 'sistema de proteção' de muro vivo, que pode ser o pioneiro na Região do Sisal, pois o comum é encontrar a tradicional 'cerca viva' utilizada nos pastos e roçados no sertão. Mandacarus, Cabeças de frade e xiquexiques estão entre os cactos que formam o muro vivo da Casa do Sertão localizada na região de Boa União, Zona Rural de Barrocas.

Segundo Celso Coelho, o MOC orienta os agricultores s desenvolverem a técnica da 'cerca viva', mas a ideia foi melhorada e aperfeiçoada para também proteger seu lar. Antes porém houve um conversa com a familiar, depois de um consenso entre eles o 'muro vivo' foi colocado; “teve muito planejamento e conversa com a família, então decidir plantar pés de mandacaru ao redor da casa, para segurança e também como decoração da Casa do Sertão”.
Celso Coelho e  esposa
Pra plantar os mandacarus foi necessário ajuda da família, alguns pés podem chegar a mais de 5 metros de altura. "Mandacaru têm um dizer que não dá sombra, nem dá encosto, aqui na Casa do Sertão é pra servir de segurança” comentou o agricultor.

@ Nossa Voz - Por Victor Santos e Rubenilson Nogueira 

Publicada por 

Nenhum comentário:

Postar um comentário