quinta-feira, 23 de julho de 2015

Bispo norte-americano dá quatro dicas para que padres e diáconos não façam "homilias chatas"

Imagen referencial. Foto: Catholic Charities /
 Jeffrey Bruno (CC-BY-2.0)

DETROIT, 20 Jul. 15 (ACI/EWTN Noticias).-Através de uma carta com conselhos práticos dirigida aos sacerdotes e diáconos, o Arcebispo de Detroit (Estados Unidos), Dom Allen H. Vigneron, descreveu os tipos de pessoas que assistem a  Missa e qual é a melhor maneira de pregar para eles.

1. O primeiro conselho que o Prelado dá em sua carta “O Pregador – Servo da Palavra de Deus” é a necessidade de recordar que "a chave não é oferecer comentários, mas ajudar que essas pessoas que estão nos bancos entendam o que acontece no texto e desta maneira compreendam o que está acontecendo agora e respondam com sua fé".

2. Em vez de permitir que as leituras fiquem no nível da teoria, o Prelado indicou que os pregadores devem aplicá-las a uma "situação concreta" da comunidade e oferecer sugestões para que os fiéis possam colocá-las em prática. Para isto é necessária uma preparação adequada e antecipada da homilia.

3. Tristemente, lamentou Dom Vigneron, muitas pessoas nos bancos ouviram a frase "Deus te ama", mas não a interiorizaram. "As últimas estatísticas revelam que muitos católicos nem sequer acreditam na possibilidade de ter uma amizade com Deus, por isso sem dúvida não sabem que são amados infinita e apaixonadamente por Aquele que tudo criou", explicou.

"E este amor, o conhecimento deste amor, o encontro com este amor, é o que transforma a vida; é o que nos leva a responder ao seguimento Daquele que entregou sua vida por nós".

Dom Vigneron explicou que assim como o aço deve ser esquentado antes que possa ser moldado ou dobrado, o coração humano deve ser esquentado pelo amor de Deus com o fim de superar o medo e ser moldado pela verdade do Evangelho. Sem um encontro com o amor de Cristo, "a fé simplesmente se vê como um conjunto de normas e regulamentos".

4. Em última instância, refletiu o Prelado, os sacerdotes e diáconos fomentam um encontro com Deus quando pregam um Cristo crucificado: "a Cruz é a maior prova de amor nunca antes vista. Por isso, ajudem-lhes a entender, compreender que Deus não nos diz somente que nos ama, mas também nos demonstra isso", ressaltou.

O Arcebispo de Detroit explicou, logo, como são alguns dos tipos de pessoas que participam da Missa: "Muitas pessoas foram ‘sacramentadas’ mas nunca evangelizadas", sustentou Dom Vigneron. Embora se encontraram com Cristo através dos  sacramentos, tinham pouco conhecimento destes, portanto, "sabiam coisas de Deus, mas não O conheciam".

"Infelizmente, devemos admitir nossa parte de responsabilidade nisto", continuou o Arcebispo, que afirmou que pregar o Evangelho a este grupo de pessoas, que pode ser uma maioria durante uma Missa dominical, parece quando "tentamos plantar sementes no cimento: nada crescerá".

Portanto, o Prelado enfatizou que a chave está em uma evangelização que promova um encontro com Cristo.

Outro grupo de pessoas presentes na Missa são os "ateus práticos", explicou Dom Vigneron. Estas pessoas não rejeitam diretamente a Deus, mas separam sua fé da sua vida cotidiana e passam a maior parte de tempo em um "mundo do consumo secular", isto é, vivem como se Deus não existisse ou como se não tivesse significado em suas vidas.

Além disso, continuou o Prelado, atualmente muitas pessoas se consideram espirituais. Têm grande fome de "uma paz interior que lhes ajude de algum jeito a obter seus projetos na vida". Outras pessoas vêm à Missa com ideias adquiridas pelos meios de comunicação, o entretenimento e o mundo acadêmico, que lhes dizem que a fé é incompatível com a razão.

Também estão presentes os "que parecem mortos", ou seja, que chegam tarde e vão embora cedo da Missa, que não prestam atenção, não participam e parecem não querer estar ali, assim como "o chateado e desinteressado", aqueles que somente viram uma versão "reduzida" de Cristo e do Evangelho.

Mas no fundo, disse Dom Vigneron, todos aqueles que participam da Missa querem a mesma coisa: um encontro com Cristo, e esta é responsabilidade do sacerdote: ajudar neste encontro através da sua pregação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário