sábado, 11 de março de 2017

FERNANDO HENRIQUE CARDOSO TOMA POSSE NA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS

Autor e co-autor de 23 livros e mais de cem artigos acadêmicos, professor, sociólogo, ex- ministro das Relações Exteriores e da Fazenda, Fernando Henrique foi Presidente da República por dois mandatos.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso tomou posse, na terça-feira (10), na Academia Brasileira de Letras, no Rio. Entre os imortais de fardão na foto oficial, um novato ainda se adaptando ao traje. No salão nobre da Academia Brasileira de Letras, amigos, parentes e políticos saudaram Fernando Henrique Cardoso.

Autor e co-autor de 23 livros e mais de cem artigos acadêmicos, professor, sociólogo, ex- ministro das Relações Exteriores e da Fazenda, Fernando Henrique foi Presidente da República por dois mandatos.

O mais novo acadêmico substitui o jornalista João de Scantimburgo. O discurso foi para uma platéia lotada.

“Ele é um homem de cultura, a Academia precisa de pessoas assim. Eu acho que ela e ele vão se dar muito bem”, disse Arnaldo Niskier, acadêmico.

Fernando Henrique Cardoso cumpriu todos os rituais para se empossado na cadeira de número 36. Foi em uma salinha reservada que ele ficou por alguns instantes, meditando sobre a nova missão, como manda o protocolo da casa de Machado de Assis. Ele já havia sido lembrado para disputar uma vaga na ABL, mas diz que só agora se sentiu preparado para contribuir.

“Eu não queria que confundissem minha condição política, meu status de presidente com minha qualidade de intelectual. Agora já passou tanto tempo, todo mundo sabe que eu não tenho poder, não quero ter poder, estou em outra. Fiquei feliz com a homenagem da Academia e eu fico muito satisfeito. Espero ajudar também”, afirmou.

Veja vídeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário