quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Gilmar Mendes confronta Lula e manda alerta ‘desesperador’ para petista


Mendes concedeu uma entrevista e ‘enforcou’ Lula ao avaliar prisão do ex-presidente. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), gilmar mendes, concedeu uma entrevista para o programa CB.Poder nesta última terça-feira, 6 de fevereiro. Em conversa, o ministro tratou sobre assuntos polêmicos que rondam a política nacional, como a condenação do ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e a nomeação de Cristiane Brasil como ministra.

Mendes foi questionado sobre a prisão de Lula, que poderá ocorrer em breve. O ex-presidente foi acusado na Justiça por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, referentes a um tríplex localizado no litoral de São Paulo, Guarujá. Lula corre o risco de ir para a cadeia e está inelegível para as eleições presidenciais deste ano.

A defesa de Lula sinaliza que o político é ”alvo de uma perseguição na Justiça” e que é ”inocente” de todas acusações atribuídas.

Gilmar Mendes respondeu que o caso de Lula é grave, pois será muito difícil o petista conseguir se candidatar. O ministro diz que quando uma condenação em segunda instância acontece, sinalizando crime contra a administração pública, suspender uma decisão de um tribunal daria tamanho trabalho. Caso a defesa de Lula consiga anular a sentença do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, recursos deverão ser enviados ao STF e também ao Superior Tribunal de Justiça.

As chances de Lula são ‘desesperadoras’ O ministro respondeu o jornalista dizendo que as chances de Lula não ser preso são quase nulas na Justiça. Mendes enfatizou que se for para o Supremo tomar a decisão de prisão a Lula, isso ocorrerá sem medo da repercussão que poderia causar na sociedade.

O ministro do Supremo deixou claro que apesar de todas as falhas da Justiça, há a institucionalidade.

A possibilidade de Lula conseguir uma liminar para derrubar a decisão dos desembargadores do TRF-4 é muito baixa, comprovando que evitar sua prisão é algo muito difícil de acontecer. O ex-presidente mandou recursos no Supremo, pedindo ”ajuda” dos ministros. Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo, analisará o caso de Lula e poderá discutir o caso com a turma de magistrados ou afetar o Plenário.

Sobre Cristiane Brasil, Gilmar Mendes analisou que o enfraquecimento do governo de Michel Temer trouxe a suspensão de posse da mulher. Mendes diz que a debilidade do governo foi o que encorajou a suspensão de Cristiane. O ministro disse que uma decisão como o caso de Cristiane não era tomada, por exemplo, no governo de Fernando Henrique Cardoso.

Via: blastingnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário